Logomarca Alerta de Revistas Predatórias Brasileiras

Alerta de Revistas Predatórias Brasileiras

Um projeto independente, para a ciência brasileira

Um pouco sobre o que somos

Somos indivíduos reais, somos cientistas comprometidos com a ciência e a sociedade, e nos opomos firmemente às práticas predatórias de algumas revistas científicas. Por enquanto, optamos por permanecer anônimos; quem sabe um dia revelaremos nossa identidade, ao menos de quem está por trás dessa iniciativa. Nossos editores e colaboradores, no entanto, continuarão anônimos para evitar perseguições tanto na esfera profissional quanto pessoal. Vale lembrar que a ciência fundamenta-se em critérios científicos, estatística e experimentação, e é assim que nos orientamos.

Caso a revista que você edita ou administra esteja presente em nossa lista, não desanime. Não estamos afirmando que ela é necessariamente predatória, mas sim que adota algumas práticas desse tipo. Você tem a oportunidade de mudar essa situação, pois acreditamos que, se seu objetivo é promover a ciência de maneira ética e com métodos científicos adequados, existe espaço para isso. Em nossa avaliação, indicaremos onde sua revista pode estar adotando essas práticas indesejadas. Estamos também dispostos a reconsiderar nossas avaliações e atribuir uma classificação melhor à sua revista, desde que sejam corrigidas as práticas predatórias identificadas.

Um aspecto relevante é que, depois de incluir e avaliar uma revista ou editora em nossa lista, não as removemos. Isso porque consideramos que é uma maneira de destacar as boas revistas e editoras que passaram pelo processo de avaliação ou reavaliação.

Estamos certos de que estamos fazendo uma contribuição para a ciência e sempre nos apoiamos em fundamentos sólidos, cientes de que alguns editores insatisfeitos tentaram nos processar. No entanto, contamos com a ciência e a justiça que respaldam as práticas às quais nos dedicamos.

Finalmente, e isso é fundamental, nossa intenção não é prejudicar ninguém. Contudo, não podemos ficar inertes diante da disseminação de revistas predatórias sem tomar uma atitude. Permanecer indiferente seria, na verdade, nocivo para a ciência e para a sociedade.

Equipe do Alerta de Revistas Predatórias Brasileiras